A revista

A Revista Cadernos de História foi criada em 1989 pelo Laboratório de Ensino e Aprendizagem em História (LEAH) do Curso de História da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Seu primeiro número veio a público no primeiro semestre de 1990, sendo editada até o seu volume 15, no ano de 2007, quando já era produzida no Setor de Publicações do CDHIS (Centro de Documentação e Pesquisa em História), sob a coordenação editorial compartilhada entre o LEAH e a Escola de Educação Básica da UFU (ESEBA/UFU). A revista tinha como público alvo professores e alunos de História no primeiro e segundo graus”[1] (hoje, ensino fundamental e médio), além de professores(as) do ensino superior,  pesquisadores (as), graduandos em História e áreas afins.

Trata-se de um periódico com recorte temático voltado para “Ensino de História, Política Educacional e História da Educação” que circulou anualmente (Com exceção dos números 6 e 7, editados entre 1996 e 1998 que não respeitaram a periodicidade, bem como os números 12 e 13 lançados num mesmo volume). por 18 anos sem, no entanto, resistir à maioridade. Seu último número foi lançado em maio de 2007 e em 18 de maio de 2008, depois de intensas discussões sobre sua (in)viabilidade, em reunião do Conselho do Instituto de História, a coordenadora do periódico anunciava, “em caráter de informe”, portanto, sem possibilidade de reversão da decisão já tomada, que “a solução para (…) [o]  problema seria a extinção do periódico”. A frase lacônica soou quase como uma sentença de morte, se já não fosse um epitáfio. Mas por que a revista teria encontrado seu fim? Informados de que a extinção do periódico foi a solução “drástica” para resolver o problema, resta-nos ainda questionar: afinal qual era o problema? Quais as circunstâncias levaram à extinção do periódico? Relacionavam-se ao âmbito da administração da Revista ou à conjuntura mais ampla da política educacional brasileira?

Em tempos de novas propostas de reformulação das Diretrizes curriculares das Licenciaturas, de demandas por reformas na educação básica, as questões do ensino de história e da relação universidade e escola básica têm ganhado nova importância para Instituto de História. Em 2014, ao completar 50 anos de formação de professores e historiadores têm sido (re)colocadas em pauta muitas das questões sobre o ensino de história que ocupavam as páginas dos Cadernos de História: como a distância entre a universidade e a escola básica, a dicotomia ensino/pesquisa, o (des)interesse pela pesquisa sobre o ensino de História, os critérios de seleção e organização de conteúdos, os desafios da formação do professor e do bacharel, a “baixa valorização social do magistério”[2] e “as fronteiras disciplinares”[3]. Tais questões remontam às motivações do grupo de professores que, nos anos 1990, se propuseram a criar e manter por 18 anos os Cadernos de História: um periódico que pretendia congregar professores-pesquisadores “preocupados com o ensino de História” e “dispostos asocializar suas experiências, resultado de pesquisa ou vivência empírica”[4]Parece-nos momento propício para revis(it)ar a própria trajetória da Revista Cadernos de História.

João Francisco Natal Greco sobre a Revista Cadernos de História:

Teaser da entrevista realizada com o João Francisco Natal Greco no dia 24 de novembro de 2015, orientado pelo Prof. Dr. Gilberto Cezar de Noronha, no projeto de pesquisa e digitalização da revista Cadernos de História em parceria com o Laboratório de Ensino e Aprendizagem em História (LEAH) do Instituto de História da Universidade Federal de Uberlândia. Veja a entrevista completa AQUI

[1] ALMEIDA, Antônio de. Apresentação. Cadernos de História. Uberlândia: Universidade Federal de Uberlândia, Departamento de Ciências Sociais, Laboratório de Ensino e Aprendizagem em História, v. 1, n. 1, 1990, p. 6.

[2] CAVALCANTI, Marco. Licenciaturas atraem cada vez menos. Jornal da UFU. Uberlândia. Dirco, maio 2015, n. 161. p. 8.

[3] Faço referência ao artigo: CERRI, Luís Fernando. Ensino de História: Fronteiras, interdisciplinares, avanços e problemas. Cadernos de História. Uberlândia: UFU, v. 1. n. 12/13, 2004/2005. p. 07-22.

[4] ALMEIDA, Antônio de. Apresentação. Cadernos de História. Uberlândia: Universidade Federal de Uberlândia, Departamento de Ciências Sociais, Laboratório de Ensino e Aprendizagem em História, v. 1, n. 1, 1990, p. 6.